Mandalas Para os Pequenos Yogues

Mandalas Para os Pequenos Yogues

YOGA PARA CRIANÇAS
Em nossa caminhada junto às crianças, utilizamos um recurso que consideramos muito especial e que aparece na tradição do Yoga na forma de Yantras: as mandalas.

Segundo o professor João C. B. Gonçalves, a palavra Mandala é um substantivo neutro que significa “círculo” e provém da raiz verbal mand, que quer dizer “enfeitar”, “adornar”.

Dentro da tradição oriental as mandalas são representações do divino e vem sendo usadas no tantrismo e no Budismo tibetano há muito tempo. Apresentam-se como uma forma de entrar em contato com o aspecto sagrado e de expressar este aspecto tão importante que cada um carrega dentro de si.

Aqui cabe ressaltar que as mandalas são muito queridas pelas crianças que adoram utilizá-las devido a sua estrutura simples, agradável e lúdica! Ao pintá-la, ou a construí-la, a criança entra em contato com a arte que naturalmente a encanta e faz parte do seu e de universo e de sua necessidade de expressão. O diferencial é que a mandala, através de sua dinâmica – que é criada a partir do centro – ajuda a criança a se equilibrar, a se organizar internamente. Ajudar nossas crianças a encontrar o caminho de volta para o seu próprio centro é sem dúvida uma importante forma de ajudá-la a cuidar de sua essência, de perceber – mesmo sem ter dimensão racional disso – que dentro de nós há um local onde tudo que é perfeito já existe e que quando entramos em contato com esse espaço, a perfeição pode se materializar também do lado de fora.

Por isso já se atribui à mandala o poder de acalmar, concentrar, de ajudar a reorganizar os conteúdos internos e de reequilibrar o funcionamento dos dois hemisférios do cérebro (esquerdo mais racional e direito mais artístico).

Em nossas aulas voltadas aos Pequenos Yogues, podemos utilizá-las no final da aula prática e sugerir uma pequena meditação, aproveitando este equilíbrio gerado pela aula e pela mandala. Com o cérebro da criança operando em uma freqüência mais baixa, ela tende a ter uma maior capacidade de abstração, o que é fundamental para a meditação.

Enfim, existem várias outras formas de criar essa relação que consideramos tão ricas!

A mandala abaixo foi criada pela professora Carmen Perez para nosso Curso de Formação em Yoga para Crianças do qual ela participa.

Que tal deixar que sua criança pinte-a livremente, sem nenhum tipo de direcionamento nem de expectativa além de vivenciar a riqueza deste momento?

Namastê

Rosa Muniz e João soares são coordenadores do projeto Yoga com Histórias® – que há 17 anos, tem como proposta divulgar e levar o Yoga lúdico para crianças em todo Brasil – e formam professores que desejam propagar esta importante missão.

Escreva um comentário