yoga
UMA PONTE ENTRE
E O
universo infantil
A metodologia Yoga Com Histórias associa narrativas lúdicas aos asanas para aproximar os pequenos do universo do yoga. As aulas são planejadas com embasamento pedagógico, e intercalam momentos de concentração e atividade,
Os personagens mostram o caminho
Além de todos os benefícios do yoga, as histórias tornam possível trabalhar também com questões simbólicas que envolvem os medos e emoções das crianças. Os personagens são seres carismáticos que também estão aprendendo a se relacionar consigo e com o mundo. Com suas aventuras, ajudam meninos e meninas a projetarem seus sentimentos e se fortalecerem emocionalmente.
CONHEÇA OS
idealizadores
A metodologia Yoga Com Histórias foi ideia de dois professores de yoga munidos de conhecimentos em áreas diferentes:
• João Soares, contador de histórias premiado
• Rosa Muniz, pedagoga formada pela USP
Juntos, criaram um método original de ensinar yoga para crianças de uma forma lúdica e deliciosa.
Através de seus cursos de formação de professores, de seus livros e materiais pedagógicos, e de seu programa na Tv Rá Tim Bum e Tv Cultura, o casal pioneiro vem contribuindo para consolidar no país esta importante ferramenta de transformação e coleciona relatos emocionantes de professores, pais e crianças sobre o resultado de seu trabalho nesta grande aventura.
YOGA PARA
10
BENEFÍCIOS DO
crianças
Praticando com frequência, as crianças aproveitam os benefícios que vão muito além do fortalecimento e da flexibilidade do corpo.
fortalece a psique
Estudos de psicomotricidade relacionam o movimento com o psiquismo, onde o corpo funciona como origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. O Yoga ensina crianças, através da experiência, o poder sagrado do corpo, que sente e realiza, e da mente, que pensa e projeta.
promove equilíbrio e clareza
As posturas/asanas agem sobre o fortalecimento de cada músculo do corpo e da coluna melhorando a postura, a oxigenação cerebral e trazendo mais equilíbrio e mais clareza, até mesmo no aprendizado escolar.
melhora e previne desvios posturais
A prática regular ajuda a corrigir problemas e vícios posturais e evita distúrbios que são cada vez mais comuns em crianças devido à inércia e à falta de qualidade dos movimentos. Ex: retificação das costas; hiperlordose ou cifose; escoliose; alteração no arco plantar, etc.
ajuda no controle da agitação mental
Os exercícios respiratórios ajudam a ter mais domínio sobre sua agitação mental, já que a respiração está ligada ao nosso estado interno. Esse é um excelente recurso para utilizar na escola, antes de estudar e antes das avaliações.
melhora o humor
O ato de relaxar ou de meditar produz uma diminuição do cortisol na corrente sanguínea que ajuda a equilibrar a agressividade e o estado interno de ânimo.
ajuda a construir a autoestima
Relaxamentos apropriados para crianças e com sanlkalpa podem ajudar diretamente na resolução de medos e na construção da autoestima.
diminui o foco na competitividade
O Yoga reforça a importância de cada um perceber sua possibilidade para poder avançar, a partir do corpo integrado e não do corpo subjugado. A prática coloca a criança em contato com o poder interno que habita nela mesma, mas que também habita o outro.
promove o autoconhecimento
Com a meditação lúdica, é possível perceber que existe um espaço interior, onde a criança pode se recolher, buscar orientação, se conectar com um aspecto mais sagrado de si mesma. Esta habilidade ajuda a encarar os desafios da vida com mais facilidade.
ensina a lidar com as emoções
A sociedade moderna valoriza o intelecto, enquanto alguns sentimentos são “proibidos” (raiva, frustração), e outros são prova de “sucesso” (felicidade, alegria). Nossa energia é gasta em evitar ou buscar emoções, não no estado emocional presente. O Yoga e a meditação ensinam como transitar entre as emoções.
promove a valorização do ser sobre o ter
Com a prática frequente, as crianças percebem que dentro delas há uma fonte inesgotável de força, amor e poder. Sendo assim, a alegria e a felicidade que buscamos em TER (seja dinheiro, objetos ou afetos) já estão lá dentro, pois residem na capacidade de SER.