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yoga

UMA PONTE ENTRE

E O

universo infantil

A metodologia Yoga Com Histórias associa narrativas lúdicas aos asanas para aproximar os pequenos do universo do yoga. As aulas são planejadas com embasamento pedagógico, e intercalam momentos de concentração e atividade,

Os personagens mostram o caminho

Além de todos os benefícios do yoga, as histórias tornam possível trabalhar também com questões simbólicas que envolvem os medos e emoções das crianças. Os personagens são seres carismáticos que também estão aprendendo a se relacionar consigo e com o mundo. Com suas aventuras, ajudam meninos e meninas a projetarem seus sentimentos e se fortalecerem emocionalmente.

CONHEÇA OS

idealizadores

A metodologia Yoga Com Histórias foi ideia de dois professores de yoga munidos de conhecimentos em áreas diferentes:
• João Soares, contador de histórias premiado
• Rosa Muniz, pedagoga formada pela USP
Juntos, criaram um método original de ensinar yoga para crianças de uma forma lúdica e deliciosa.
Através de seus cursos de formação de professores, de seus livros e materiais pedagógicos, e de seu programa na Tv Rá Tim Bum e Tv Cultura, o casal pioneiro vem contribuindo para consolidar no país esta importante ferramenta de transformação e coleciona relatos emocionantes de professores, pais e crianças sobre o resultado de seu trabalho nesta grande aventura.

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YOGA PARA

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BENEFÍCIOS DO

crianças

Praticando com frequência, as crianças aproveitam os benefícios que vão muito além do fortalecimento e da flexibilidade do corpo.

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fortalece a psique

Estudos de psicomotricidade relacionam o movimento com o psiquismo, onde o corpo funciona como origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. O Yoga ensina crianças, através da experiência, o poder sagrado do corpo, que sente e realiza, e da mente, que pensa e projeta.

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promove equilíbrio e clareza

As posturas/asanas agem sobre o fortalecimento de cada músculo do corpo e da coluna melhorando a postura, a oxigenação cerebral e trazendo mais equilíbrio e mais clareza, até mesmo no aprendizado escolar.

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melhora e previne desvios posturais

A prática regular ajuda a corrigir problemas e vícios posturais e evita distúrbios que são cada vez mais comuns em crianças devido à inércia e à falta de qualidade dos movimentos. Ex: retificação das costas; hiperlordose ou cifose; escoliose; alteração no arco plantar, etc.

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ajuda no controle da agitação mental

Os exercícios respiratórios ajudam a ter mais domínio sobre sua agitação mental, já que a respiração está ligada ao nosso estado interno. Esse é um excelente recurso para utilizar na escola, antes de estudar e antes das avaliações.

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melhora o humor

O ato de relaxar ou de meditar produz uma diminuição do cortisol na corrente sanguínea que ajuda a equilibrar a agressividade e o estado interno de ânimo.

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ajuda a construir a autoestima

Relaxamentos apropriados para crianças e com sanlkalpa podem ajudar diretamente na resolução de medos e na construção da autoestima. 

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diminui o foco na competitividade

O Yoga reforça a importância de cada um perceber sua possibilidade para poder avançar, a partir do corpo integrado e não do corpo subjugado. A prática coloca a criança em contato com o poder interno que habita nela mesma, mas que também habita o outro.

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promove o autoconhecimento

Com a meditação lúdica, é possível perceber que existe um espaço interior, onde a criança pode se recolher, buscar orientação, se conectar com um aspecto mais sagrado de si mesma. Esta habilidade ajuda a encarar os desafios da vida com mais facilidade.

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ensina a lidar com as emoções

A sociedade moderna valoriza o intelecto, enquanto alguns sentimentos são “proibidos” (raiva, frustração), e outros são prova de “sucesso” (felicidade, alegria). Nossa energia é gasta em evitar ou buscar emoções, não no estado emocional presente. O Yoga e a meditação ensinam como transitar entre as emoções.

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promove a valorização do ser sobre o ter

Com a prática frequente, as crianças percebem que dentro delas há uma fonte inesgotável de força, amor e poder. Sendo assim, a alegria e a felicidade que buscamos em TER (seja dinheiro, objetos ou afetos) já estão lá dentro, pois residem na capacidade de SER. 

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